Mortes suspeitas por dengue quase dobram em uma semana em Minas

Escrito por em 19/02/2019


A dengue não dá trégua em Minas Gerais. A cada semana, os números de casos prováveis da doença aumentam rapidamente. Já são 23,8 mil notificações. O número de mortes suspeitas quase dobrou nos últimos sete dias, saltando de quatro para sete. A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) alerta que as características da enfermidade neste ano já seguem a de períodos epidêmicos. 

A comparação dos números de casos prováveis da doença, que engloba os confirmados e suspeitos, mostra como a dengue vem forte em 2019. Até essa segunda-feira, foram computados 23.893 notificações. Para se ter ideia, nos dois primeiros meses de 2016 e 2017, o estado não teve mais do que 9 mil registros da doença. 

Os óbitos suspeitos também continuam crescendo. Já são sete pessoas que morreram com sintomas da doença. Exames estão sendo analisados para detectar qual foi a causa do óbito. No ano passado, foram nove mortes confirmadas pela doença. Outras 14 ainda seguem em investigação. 

As características da dengue mostram que a população mineira deve intensificar os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti. Em três em três anos, há epidemia da enfermidade. A última delas, a considerada a mais intensa, aconteceu em 2016. Na época, mais de 519 mil notificações foram registradas no estado. 

“A SES-MG esclarece que um registro maior de casos é esperado para este período (meses quentes e chuvosos) devido à sazonalidade da doença. Dessa forma, o estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e zika)”, informou a pasta. 

A Secretaria afirma que já detectou um aumento de casos em 2019 em relação aos anos anteriores. “O número de casos em 2019 ultrapassou o número de casos registrados em anos não epidêmicos. Até o momento, 2019 segue a tendência de anos epidêmicos, no entanto, com menor intensidade que as duas últimas epidemias”, finalizou.

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/02/19/interna_gerais,1031871/mortes-suspeitas-por-dengue-quase-dobram-em-uma-semana-em-minas.shtml


Opiniões do leitor

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Rádio Almenara Fm

A Mais Ouvida

Current track
TITLE
ARTIST